62 32016727

Tags:, , ,

Seduc orienta professores e gestores sobre ensino de artes à distância

cultura
25 de março de 2020

Desde que foi implantando o regime especial de aulas não presenciais, a Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc) têm realizado webconferências com gestores, professores e coordenadores regionais de Educação, diariamente, para orientá-los sobre o novo sistema de aulas à distância na rede estadual de ensino.

Nesta terça-feira (24/3), o tópico principal da reunião online foi a execução das aulas de arte e de banda musical. A gerente de Arte e Educação da Seduc, Luz Marina, frisou que as aulas à distância são boas oportunidades para abordagens teóricas, que trabalhem a apreciação, contextualização e reflexão crítica de obras artísticas. Segundo ela, esse lado do ensino artístico muitas vezes é negligenciado, devido à ânsia do “fazer”, mas é também muito importante.

A gerente explicou que os instrumentos musicais das bandas não foram entregues aos alunos por questões de segurança (a preservação e a guarda dos instrumentos são de responsabilidade da gestão escolar) e de higiene, já que muitos instrumentos são de sopro e retêm saliva (algo perigoso especialmente neste momento de enfrentamento ao Coronavírus).

Para auxiliar os professores de banda e de arte no ensino mediado por tecnologia, o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte possui uma equipe de assessoria, voltada para o atendimento ao professor. O centro também vai divulgar, no site da Seduc e da Ciranda da Arte, um banco de atividades para inspirar e complementar o plano de estudo de cada docente, e vai ministrar aulas ao vivo e cursos Ead nos próximos dias.