Fale Conosco

62 32016727

Tags:, ,

CRE Inhumas promove mostra de talentos em celebração ao Dia do Estudante

cultura
22 de agosto de 2020

Com o tema “Não Deixe o Seu Talento em Casa”, concurso faz parte de uma série de ações que buscam engajar estudantes durante o regime de aulas não presenciais

Cantar, tocar, desenhar e recitar. Esses são algumas das habilidades que os estudantes da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Inhumas apresentaram no concurso “Não Deixe o Seu Talento em Casa”.  A ação, realizada em comemoração ao dia do estudante, faz parte de um projeto que busca envolver os estudantes em atividades comemorativas e cívicas durante o regime especial de aulas não presenciais.

“Nós percebemos que as ações sempre foram deliberadas para que as escolas cumpram isso, façam e comemorem aquilo. E nós queríamos uma abordagem diferente. Nós queríamos mostrar que algumas ações a própria CRE pode realizar junto às escolas, ao invés de pedir que elas façam”, conta a coordenadora regional de Educação de Inhumas, Thais Aparecida Monturil.

A partir daí, com o apoio das 24 escolas jurisdicionadas à coordenação regional, foi solicitado que os estudantes usassem as redes sociais para compartilhar seus talentos e marcassem o perfil da coordenação regional. A ideia logo ganhou adeptos, que postaram vídeos cantando, tocando instrumentos e recitando poesias.   

Premiação

Com um grande número de participantes, a equipe buscou formas para garantir uma competição justa. Além do aumento do número de premiados, foi criada uma comissão avaliadora, composta pela coordenadora regional e membros da comunidade escolar. Com o apoio da comunidade local, eles arrecadaram prêmios e elegeram os cinco melhores talentos inscritos no concurso.

Em razão da pandemia e da impossibilidade de realizar a premiação de forma presencial, o anúncio dos ganhadores foi feito de forma virtual, em uma live transmitida pela equipe da CRE de Inhumas no Instagram. Para manter o suspense, alguns dos participantes foram convidados a prestigiar o evento sem saberem quem seria o grande ganhador.

Com a presença do professor André Dorneles, da equipe da coordenação regional e das tutoras pedagógicas que acompanharam o concurso, foram apresentados ao vivo os cinco premiados. O 1º colocado que, ao contrário dos demais ganhadores estava presente no prédio da CRE, foi surpreendido pelo anúncio enquanto desenhava em uma das mesas.

“Eu agradeço por terem criado o projeto, pois assim eu pude mostrar meu talento para mais de uma pessoa. Tirar o meu talento de casa e mostrar para o mundo, para Goianira. Queria agradecer a minha escola, que sempre me apoiou, sempre tem me estimulado a continuar meus desenhos. E também a minha mãe, que sempre me apoiou e sempre me incentivou a continuar. Foi assim que eu cheguei nesse nível”, agradeceu Rafael Almeida Cândido, aluno do 3º ano da Escola Estadual José Rodrigues Naves.

Para Thais Aparecida, a ação cumpriu o seu papel ao ajudar os estudantes a enxergarem as possibilidades que a escola e a Educação fornecem. “A partir do momento que você dá ao seu aluno a oportunidade de mostrar a habilidade que ele tem, além do bem para a autoestima desse aluno e da possibilidade de aperfeiçoamento, a gente ganha aquele aluno. Ele começa a ver escola de um modo de diferente. Ele vê que ali é um espaço onde não só se ensina conhecimentos acadêmicos, mas que também valoriza aquilo que ele já tem”.

Ações anteriores

No início do mês, a CRE de Inhumas realizou uma roda de conversa on-line em celebração aos 14 anos da Lei Maria da Penha. O evento foi o primeiro realizado pelo projeto e contou com a participação agente da Polícia Civil de Goiás, Marielles de Souza Arrais. Na ocasião, foram abordadas questões relacionadas a violência doméstica e que alertam os estudantes sobre a importância da denúncia.

A perspectiva da equipe é continuar realizando ações em datas comemorativas relevantes para o dia a dia dos estudantes e para a comunidade escolar. “A nossa intenção é ressaltar, é pensar na História, pensar historicamente nessas datas e refletir sobre a importância e relevância de cada uma”, conclui a coordenadora regional, Thais Aparecida.

Confira a lista dos estudantes premiados no concurso “Não Deixe o Seu Talento em Casa”:

1º lugar – Rafael Almeida – Categoria Desenho e Pintura

2º lugar – Luiz Henrique – Categoria Voz

3º lugar – Mayza – Categoria Música

4º lugar – André Moreno – Categoria Conto

5º lugar – Lucas Nascimento – Categoria Música

Escola Destaque – CEPMG Manoel Vilaverde