Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Como parte das atividades de Robótica Educacional, Cepi de Anápolis promove 1º Torneio Interno de Catapultas

cidadania
9 de outubro de 2020

Podem participar alunos e professores de Centros de Ensino em Período Integral convidados. Prazo para envio de propostas vai de 11 a 22 de outubro. Premiação será no dia 30 próximo.  

Em comemoração ao mês das crianças, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza Ramos, em Anápolis, está promovendo o 1º Torneio Interno de Catapultas (TIC). O evento é direcionado aos estudantes e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do próprio Cepi e de outras unidades educacionais de tempo integral da rede estadual de Goiás, que serão convidadas.  

O período para apresentação de propostas tem início nesta sexta-feira (09/10) e segue até o próximo dia 22. Hoje, às 13 horas, o professor Adriano Fonseca, responsável por acompanhar as aulas de Robótica Educacional nas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, apresentará uma oficina online de confecção de catapultas, via Zoom. “Vamos ensinar professores e alunos a usarem materiais simples e de fácil acesso”, adianta Adriano.

O 1º Torneio Interno de Catapultas surgiu com o objetivo despertar o interesse dos alunos para as áreas de Ciência e Tecnologia no ambiente escolar e busca também promover a criatividade, desenvolver o pensamento e o raciocínio e estimular a espontaneidade. A iniciativa está sendo organizada pela gestão e coordenação pedagógica do Cepi, equipe Cepi’RollRobótica com coordenação técnica dos professores Késia de Souza Cruz e Victor Perícoli.

Késia explica que a ideia de promover o evento surgiu a partir de uma atividade proposta pela Superintendência de Tempo Integral, por meio do Instagram, às unidades educacionais de tempo integral da rede pública estadual, onde professores e alunos são estimulados a utilizarem materiais de baixo custo nas aulas de robótica educacional. “A catapulta é uma dessas atividades”, diz ela.

ACESSE AQUI O REGULAMENTO

Sobre o 1º TIC

O 1º Torneio Interno de Catapultas está dividido em três níveis. O Nível I permite a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de forma individual. O Nível 2, também direcionado ao mesmo público, é aberto às duplas. E o Nível 3 é voltado ao Ensino Médio, onde poderão se inscrever grupos formados de 3 a 5 integrantes.

O torneio será exclusivamente virtual e os vídeos, com todas as etapas da construção e a demonstração dos lançamentos, deverão ser encaminhados por e-mail para cepirollrobotica@gmail.com. No regulamento estão todas as informações detalhadas de como gravar o vídeo. A comissão de julgamento avaliará três níveis de execução: Fácil, Médio e Difícil.

Os vencedores serão premiados e receberão certificado de participação. O TIC será realizado no período de 11 a 30 de outubro, sendo o prazo para envio das propostas vai até o dia 22. No dia 28, por meio das redes sociais do Cepi, será feita a divulgação dos resultados. E no dia 30, será realizada a cerimônia de premiação, com entrega presencial aos vencedores.  

No perfil @cepisgo do Instagram, pode ser encontrado um vídeo de referência para a construção das catapultas. Confira abaixo o regulamento do 1º Torneio Interno de Catapultas do Cepi Gomes de Souza Ramos.