Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Colégio adota série de ações para combater a evasão escolar nas aulas não presenciais

cidadania
16 de setembro de 2020

Medidas incluem ligações telefônicas, mensagens via whatsapp, visitas às casas dos estudantes, carro de som convocando os pais pelas ruas do bairro e até distribuição de brindes para os alunos mais assíduos

Situado em uma região de Aparecida de Goiânia que se destaca pela alta demanda de crianças e jovens, o Colégio Estadual Pedro Neca atende 1.027 alunos matriculados em dois turnos. Com a implantação do regime de aulas não presenciais em março deste ano, por conta da pandemia da Covid 19, foi preciso pensar em ações que evitassem a evasão escolar e estimulassem o interesse dos estudantes pela nova modalidade de ensino.

Uma das primeiras medidas foi a criação dos Padrinhos de Turmas, que são professores encarregados de checar a frequência ou não dos alunos nas aulas à distância e de fazer contato com as famílias dos alunos, caso os estudantes não estejam participando. “Os professores foram divididos em dois grupos, sendo que 17 são responsáveis pelo acompanhamento das turmas do turno matutino e 17 do vespertino”, explica o diretor Ramon da Silva Martins.

Outra iniciativa são as ligações telefônicas, trabalho que costuma ser feito pelas coordenadoras pedagógicas Maria Meire Moreira Barboza Lopes, do matutino, e Marilda Abadia dos Reis Cunha (vespertino), com o apoio dos Padrinhos de Sala. A equipe faz contato com os pais ou responsáveis pelos estudantes para saber o motivo do não acompanhamento das aulas e da não entrega das atividades enviadas.  

A partir desta semana, uma nova estratégia de comunicação com as famílias foi colocada em prática. A direção do colégio contratou um carro de som para circular pelo bairro e convocar os pais para entrarem em contato com a instituição de ensino, caso seus filhos não estejam fazendo, de sexta a domingo, as tarefas impressas ou aquelas encaminhadas por whatsApp.

Lanche surpresa

Ramon da Silva Martins afirma ainda que, durante um dia da semana, um dos professores vai pessoalmente à casa do estudante para descobrir o motivo das ausências.  E como forma de estímulo para as turmas dos oitavos anos, a professora de Matemática Maria Meire Moreira Barboza Lopes, decidiu presentear os alunos mais dedicados. “Como toda semana ela dá uma aula, via Zoom, para tirar dúvidas e resolver exercícios, neste mês vamos escolher um, entre os mais assíduos e comprometidos, para receber um lanche surpresa em casa, enquanto estiver online na aula”, revela o diretor.

As ações de combate à evasão escolar na unidade escolar incluem também os 33 alunos de AEE (Atendimento Educacional Especial). Além das constantes visitas domiciliares para entrega das atividades, foi elaborada uma cartilha ilustrada em PDF com orientações sobre prevenção à violência e ao abuso sexual infantil. Elaborado pela professora de AEE, Ângela Angeluci Teixeira Dorneles, o material foi direcionado também aos estudantes das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.

E seguindo a orientação do Governo de Goiás e da Secretaria de Educação do Estado, o Colégio Estadual Pedro Neca também tem mobilizado toda a sua equipe para garantir segurança alimentar às famílias de baixa renda. Desde que as aulas presenciais foram suspensas até o presente momento, segundo o diretor, já foram entregues 200 cestas básicas para as famílias que moram na região do Bairro Independência Mansões, onde está localizada a instituição de ensino.