Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:

Ciclo de palestras aborda Educação no trânsito em campanha do ‘Maio Amarelo’

cidadania
30 de abril de 2021

Uma palestra virtual com o tema da campanha ‘Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito’, será realizada no dia 4/5 nas celebrações do movimento no mês de maio

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e chamar a atenção para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, realizará, com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária e do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a palestra: ‘Atenção pela vida Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito.’

A palestra será em formato de live, que ocorrerá na próxima terça-feira, 4/5, às 10 horas, na plataforma do YouTube, no Canal do Cepfor. A ação faz parte do ciclo de palestras: Eixo Educação e Trânsito, que tem como objetivo colocar em pauta o tema ‘trânsito e suas implicações na Educação’ para a sociedade.

O palestrante convidado é Maurício Pontello, integrante do Núcleo Jurídico do Observatório Nacional de Segurança Viária. Para utilizar o repositório de materiais disponibilizados no contexto da temática, é necessário se cadastrar através do link https://maioamarelo.com/cadastro-campanha-2021/ .

Além da palestra, a Seduc promoverá, também, uma Roda de Conversa sobre a temática do trânsito no dia 27 de maio de 2021, das 14h às 15h30. Serão convidados estudantes da rede estadual de ensino.
O intuito é estimular a participação da sociedade por meio do trabalho pedagógico nas escolas públicas da rede estadual, abordando o tema de forma integrada aos componentes curriculares.

Maio Amarelo
No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década da Ação para Segurança no Trânsito, tornada referência para balanço das ações que o mundo todo realiza.

Com isso, o mês de maio representa um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito, sendo que o amarelo simboliza as advertências do trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando a sociedade sobre sua importância.

Em 2020, a ONU estabeleceu mais uma Década de Ação/2021-2030 para a Segurança no Trânsito, dando assim, continuidade ao ‘Maio Amarelo.’