Fale Conosco

62 3220-9500 | 62 3220-9501 | 62 3220-9502

Tags:

Aluna de São Miguel do Araguaia fica entre 40 primeiros em concurso de redação com 30 mil inscritos

educacao
15 de fevereiro de 2021

O curso de redação era tudo o que eu queria para aprimorar minha interpretação e escrita, explicou a estudante do Cepi Dr. Dorival Brandão de Andrade

A estudante Ana Paula Rodrigues da Silva, de 17 anos de idade, obteve a 40ª colocação no Concurso de Redação do Instituto AIPI, uma organização que tem por objetivo ‘Despertar a cidadania’ e ‘Gerar transformação’. Ana Paula, que estuda no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dr. Dorival Brandão de Andrade, da cidade de São Miguel do Araguaia, no noroeste goiano, concorreu com cerca de 30 mil estudantes de todo o Brasil inscritos na edição do concurso em 2020.

A redação escrita pela estudante com o tema “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?” alcançou 920 pontos, considerados por sua professora de Língua Portuguesa, Nayara Bezerra, uma pontuação bastante alta e motivo de orgulho para todos da Educação em Goiás.

Com a conquista, Ana Paula recebe a premiação de um ano do Curso On-line de Redação ofertado pelo Instituto AIPI que, nesta 45ª edição do concurso, teve a parceria da empresa Chamex – de papelaria. Segundo a professora Nayara, o curso será de grande valia para a aluna, já que as propostas e os temas de redação estão baseados nas cinco competências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforça a professora.

De acordo com ela, Ana Paula poderá desenvolver ainda mais o domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; a compreensão do tema, não fugindo do proposto; poderá melhor selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de seu ponto de vista; além de qualificar seu conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos,requisitos para uma boa redação no Enem, como explicou a professora Nayara.

Na redação de Ana Paula, é possível perceber a boa qualidade do texto. A aluna inicia falando sobre o significado de ‘ser cidadão’ e sobre o direito assegurado de opinião: “Ao participar ativamente do processo democrático, cada pessoa pode contribuir para as mudanças que beneficiam a vida em sociedade”, escreve Ana Paula.

Com o auxílio da professora Nayara, Ana Paula disse ter conseguido um prêmio que ela sonhava muito. “O curso de redação era tudo o que eu queria para aprimorar minha interpretação e escrita”, ressalta.

A aluna conta que foram a professora Nayara e seus pais, Sônia Rodrigues e Joseilson Gomes, que incentivaram sua participação no concurso. “Agradeço demais a eles por ajudar a manter minha vontade e inspiração por escrever”, afirmou Ana Paula.