Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , ,

130 mil alunos da rede estadual fazem avaliação do Saeb entre os dias 17 de novembro e 10 de dezembro

educacao
17 de novembro de 2021

O Sistema de Avaliação da Educação Básica permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade do ensino oferecido aos estudantes

Os alunos da rede estadual de educação vão realizar entre os dias 17 de novembro e 10 de desembro as provas do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao governo federal realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Em Goiás, são 75 polos de aplicação distribuídos em 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) e 130 mil alunos serão avaliados. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

São realizados testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública, e uma amostra na rede privada. O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. O resultado da avaliação oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.